Janeiro – Literatura Infantil

  • Livro: Fábulas de La Fontaine
  • Editora: Estação Liberdade
  • Autor: MARC CHAGALL
  • ISBN: 8574480916
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2004
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 142
  • Acabamento: Capa Dura
  • Nota Ilustração *****
  • Nota História: ***

Então vamos a minha história com o livro, como estudante de artes plásticas e amante de livros fiquei louca ao saber sobre esse, amo o Chagall, e gosto de fábulas logo o livro foi pra minha lista de desejos que naquela época nem era tão grande. Só que nas livrarias daqui nem ouviram falar ainda e mesmo na internet não era fácil de achar. Comentei com o marido depois que vimos uma exposição do autor no Rio de Janeiro e ele colocou em suas anotações.

No ano passado pelo dia dos namorados ele me disse que tinha encontrado e ia me dar de presente. Só que a encomendas as vezes demoram que é uma maravilha #fail, acabei recebendo meu livrinho bem depois e ele acabou indo para a estante sem prioridade de leitura. Quando vi os temas para o DL/11 foi o primeiro que pensei pra lista #literalmente.

Então começou janeiro e o serviço bora pegar o livro pra ler no caminho.

Eis que as histórias estão todas em formado de poesia. Gente nasci pra ler isso não, sério não consigo visualizar as coisas e perco o sentido das histórias. Alguém que intendi do assunto poderia me dizer se isso é bloqueio, burrice ou falta de prática?

Porque fiquei até desesperada, se não to compreendendo bem a história como é que vou fazer a resenha? Neste quesito para me salvar descobri que o pessoal do desafio pensa em tudo e tem uma proposta de Ficha de Leitura DL 2011 com isso fiquei mais calma e usei as perguntas para ter o que falar aqui na resenha.

No livro além das fábulas os organizadores contaram o serviço hercúleo de reunir as guaches, que deveriam ser 100 mas infelizmente algumas se perderam. É bem interessante ler sobre como foi o processo de encomenda e as criticas pela escolha do pintor, para a obra original. O livro todo é de material muito bom, as ilustrações estão lindas.

Eu achava que já conhecia as fábulas por la Fontaine ser famoso mas na verdade não conhecia, e gostei dessa surpresa. Ainda vou tentar ler novamente o livro em outro momento e talvez em voz alta para ver se melhora minha compreensão dos poemas. Isso realmente foi ruim pra mim no sentido de não compreender tudo, mas foi bom diagnosticar essa deficiência.

 

6 comentários sobre “Janeiro – Literatura Infantil

  1. eu também não sou chegada em poesia, talvez ler em voz alta te ajude.
    dê um tempinho e leia novamente, quem sabe num foi um bloqueio pelas expectativas geradas num livro tão desejado, né?!

    eu sempre tive curiosidade com la foutaine, um dia mato essa curiosidade!
    =]

  2. Oi, Cristina. Não se preocupe, pois o entendimento nem sempre vem quando da primeira leitura. Por isso, não desista de lê-lo mais vezes, pois se surpreenderá ao ver o quanto a intimidade com o texto lhe abrirá os olhos da mente. Mas isso que estou dizendo, não é uma fórmula infalível. Cada leitor descobre o seu jeito particular de se aproximar de uma determinada obra. Quanto as resenhas, também não se preocupe com o rigor acadêmico. No DL, as resenhas devem ser escritas com o olhar do coração. Que bom que gostou da ficha de leitura, tomara que lhe ajude. Pois a intenção é essa mesmo. Emile Faguet, em seu livro a arte de ler, nos fornece dicas para ler poesias. Primeiro, leia em voz baixa para facilitar e abrir a mente para o entendimento do pensamento do autor. Em seguida, leia em voz alta, pois poesia é ritmo. Precisa ser declamada como forma de observar a cadência e harmonia dos versos. Bom, vale a pena experimentar, né?

    Beijocas

  3. Olá,

    Como Vivi bem ressaltou em sua colocação não desista. Tudo é uma questão de prática.
    Com o tempo, você verá que a poesia nos fala fundo ao coração e aí tudo será mais belo. Podes crer!
    Abs e até o próximo desafio.

  4. Olha, é realmente chato querer um livro e não conseguir encontrá-lo. Achei muito interessante o livro, e adorei a resenha.

    E não te preocupa, o entendimento nem sempre é fácil, até para os leitores mais experientes… Poesia não é fácil não.

    Beijos

Deixe um comentário

