Carteira de Motorista – a Saga

08/12
Fim de ano reajuste de taxas a vista e o projeto de tirar a carteira sai do papel na correria. Auto-escola escolhida por ter turma no horário possível de frequentar. Matrícula feita corre para a clinica realizar os exames, ordem de chegada espera para saber se conseguiria fazer todos os exames necessários. Vista Ok, atenção concentrada ok, apesar de achar que minha forma de realiza-la não foi concentrada pois não segui de linha em linha como instruído, já a de atenção dispersa fiquei decepcionada por não ter completado as 50 ligações dentro do tempo, acredito que 35 seja razoável, perdi tempo para encontrar umas 3 placas que ficaram perdidas na confusão. Fico pensando em quem tem que corrigir tanta linha embolada para um lado e outro.
Agora o psicotécnico individual é para matar o sujeito de curiosidade. Primeiro o nervosismo de fazer o teste “que defini se você é doido” e descobrir que só uma pessoa totalmente leiga para achar que o teste é sobre sanidade, ele é claramente para testar aptidões motoras e espaciais. Pelo menos o que eu fiz consistia em desenhar linhas e círculos com a mão direita e com a esquerda vendo e sem ver. A parte do sem ver é que move a minha curiosidade, sei que não ficaram nenhum primor pois minha coordenação motora não é boa mas fico morrendo de curiosidade para saber como saíram os desenhos.

09/12
Passei e já começo as aulas teóricas.

29/12

Ultima aula teórica, tivemos festinhas de encerramento e amigo Havaiana. As aulas foram boas, o professor falava de maneira muito descontraída, contando histórias passando vídeos o que ajudou muito a manter a atenção. Fiquei  esperando por mais informações sobre mecânica, mas vou ter que estudar por conta própria. Fiz o teste no site do Detran hoje e consegui 29 pontos, o que me animou bastante. O plano e seguir fazendo pelo menos um teste por dia até o dia da prova, que ainda não consegui marcar por burocracias do sistema.

tinha um aprova marcada para o dia 17 de janeiro as 7 da manhã e quebrei o pé no dia anterior.

Só consegui remarcar para o dia 11/03 prova teórica.

prédio antigo, prova no segundo andar, três turmas ao mesmo tempo muita gente no corredor e pouco espaço para conferir documentos e aguardar a prova.

Prova de papel, li, respondi marquei no gabarito as que tinha certeza da resposta e ali cresceu a insegurança pois eram apenas 17 e precisava de 21 questões para aprovação. Reli as outras questões pensei, respondi e vim pra casa esperar pelo resultado que sairia as 15 horas. 14:45 já estava consultando o site e vi minha aprovação com 26 pontos. Uma questão errei muito de bobeira por falta de interpretação. Aproveita é já fui para a auto escola marcar as aulas práticas, que começam no dia 28/03

na 13º semana comecei minhas aulas de práticas. estou amando e cheia de detalhes.

na primeira aula, fui apresentada ao ajustes e informações do carro. Já comecei a passar marchas e pisar nos pedais, depois de um pouco de treino dei uma volta no quarteirão e já fiquei toda animada por passar entre carros e nem ter deixado o carro morrer nenhuma vez.

na segunda aula o trajeto já foi maior, alem de praticar a parada regular também subi e desci uma ladeira, sempre devagar e nada muito  íngreme mas foi bem legal.

na terceira aula o tempo foi maior e com isso fomos para outro circuito, mais trânsito, espaço para passar a terceira marcha, quebra-molas, curvas, e retornos e ré. estou tendo problemas em passar as marchas corretamente, nunca lembro de olhar para os retrovisores e ainda não estou muito ciente de como usar o freio. Por diversas vezes soltei a embreagem muito rápido. A aula teve muitas coisas novas e legais mas senti como se estivesse piorando por errar em outras coisas que antes não estava errando. Acho que é por conta de ter tantas coisas para fazer ao mesmo tempo …

09/05

as aulas extras estão sendo com uma nova professora. Na auto-escola eles não recomendam troca de professor para não confundir a cabeça dos alunos, mas pra mm esta sendo produtivo pois me deu uma certa confiança. Estou tentando me concentrar mais e decorar melhor sequências de coisas a fazer e regras a seguir.
11.05
aula curta só pra treinar o circuito uma baliza ótima e uma super subida no meio viu e na volta pra auto escola mais uma novidade meu primeiro engarrafamento obedece a professor e acabei me enviando na frente de um carro sem ter espaço. Alô que estava de vagas e não teve acidente. O carro treme um pouco ameaçou morrer mas conseguir passar por mais essa

dia 18/05 prova de transito os avaliadores Brito e Marcelo foram maravilhosos tranquilos e tranquilizadores, fui a segunda a fazer a prova e assim resolvi meu problema em estacionar perdi  2 pontos por deixar o carro morrer mas fiz a baliza perfeitamente e fui APROVADA.

A certeira provisória ficou pronta super rápido e agora é só ir praticando acompanhada até ter a carteira permanente.

 

ps. o texto esta todo doido pois cancei de esperar ter tempo de revisar e publicar.

Um comentário sobre “Carteira de Motorista – a Saga

Deixe um comentário

