O catador de Conchas

Dados do Livro

Título: Os catadores de conchas
Autor: Rosamunde Pilsher
 

Avaliação: 5 estrelas

Resenha

O Catador de conchas é um best seller do qual a muito ouço falar, mas pelo seu volume não tive a oportunidade de ler emprestado do sebo e depois demorei a criar coragem e pegar emprestado na biblioteca transcol.

Besteira a minha ter me amedrontado com o tamanho do livro. A autora escreve de maneira deliciosa e aos poucos somos inteirados na vida da Personagem Penélope e de seus famíliares. Se fosse uma obra moderna talvez o quadro dos Catadores de conchas e que contasse a história pois e possível perceber a importância deste objeto sempre presente em sua imponência e frescor ao longo das memórias de Penélope. Esse toque de amor ao mar e ode a boemia de artista é um dos pontos que me encantam.

A leitura foi muito boa, os capítulos alternam no tempo e nos personagens sem nos deixar confusões e evitando que a história fique cansativa. Penélope era adolescente no inicio da 2ª guerra mundial e por isso alguns capítulos se passam em meio a restrições de guerra e medo de bombardeios. Não sei bem porque mas tudo relacionado a esta guerra me leva aos prontos. Mesmo não sendo relatado os terrores da guerra em si, ainda sim esses foram os capítulos que mais me tocaram. O romance dela durante a guerra é lindo, um amor que vai se construindo com a convivência. Gostei muito de ver como Penélope encarou suas escolhas e as consequências dela sem remoer o passada em tristezas e arrependimentos.

* O que eu gostaria de lembrar a respeito desse livro daqui a cinco ou dez anos?

De como a personagem encarou o crescimento é a personalidade de seus filhos sem se desesperar ou sofrer por isso. Quero aprender a ser assim na minha vida. Reconhecer o caráter/personalidade dos que me rodeiam e não esperar mais do que eles podem/querem me dar.

 

Pra mim o Catador de conchas é isso a história de uma vida bem vivida em plenitude. Sem preconceitos e com muita responsabilidade. Espero qconseguir carregar um pouco desta personagem comigo pra sempre.

 

Deixe um comentário

