DL 2012 Maio: A casa das sete mulheres

Dados do Livro

Título: A Casa das Sete Mulheres
Autor: Letícia Wierzchowski
Editora: Record
Páginas: 516

“As mulheres ocupavam-se com seus assuntos menores, seus anseios, não reles em tamanho, pois dessa delicada fímbria feminina é que são feitas as famílias e, por conseguinte, a vida; falavam dos filhos, do calor do verão, dos partos recentes; tinham um olho posto nas conversas, os risos doces, a alegria; porém, com o outro fitavam seus homens: tudo o que lhes faltasse, de comer ou de beber, do corpo ou da alma, eram elas que proviam.”

Resenha

A Globo reproduziu essa obra em uma série de muito sucesso mas que devido ao horário em que passou não pude assistir. Das aulas de história não me lembro da revolução Farroupilha. Por isso foi muito interessante ler sobre algo que não conhecia direito mas que faz parte da história de nosso pais. O fato de ter a visão feminina dos acontecimentos só deixa a narrativa melhor pra mim.

Gostei de ler a autora descreve bem os pampas e as saudades, as rezas e as comidas. A essência do livro é mais a espera e os sonhos do que a guerra. Essa acontece com pequenas vitórias e muitas mortes. Temos momentos de aventuras emocionantes como o das fugas e emboscadas, temos romances inesperados. Temos principalmente a força é a fé que mantém essas mulheres do Gaúchas cuidando de tudo e esperando pelo retorno  a “normalidade”. O final é triste e vazio afinal final feliz é para contos de fadas e este baseado em fatos reais pode enfeitar alguns pontos mas não mudar o final.

Recomendo a leitura para todos pois sempre podemos aprender um pouco mais sobre nosso pais e nosso povo.

Para mais livros históricos: Desafio Literário Maio

Anúncios

2 comentários sobre “DL 2012 Maio: A casa das sete mulheres

  1. Ah Tina eu adoro esse livro, li logo que lançou em 2003, adoro a autora, escolhi um outro livro dela como reserva esse mês, a mini-série não curti muito porque mudaram várias coisas. Que bom que gostou 😀
    estrelinhas coloridas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s